segunda-feira, 18 de julho de 2011

Guitarristas Virtuosos e Shred

As  proximas postagens serão sobre alguns guitarristas virtuosos e shred, então eplicarei o que é isso:

Virtuoso:
     O significado de virtuoso tem a sua origem na Itália dos séculos XVI e XVII, significando um termo honroso reservado às pessoas distinguidas em alguma área intelectual ou artística. O termo evoluiu com o tempo, alargando e simultaneamente estreitando as interpretações que tiveram mais ou menos uso. Originalmente um músico era honrado com a classificação sendo um compositor, teórico ou um famoso maestro, e mais importante de tudo, sendo um artista de grandes qualidades. [2]
Nos séculos XVI e XVII viram o surgimento do termo, que começou a ser atribuído a um grande número de músicos sem qualquer consideração de mérito. Sebastien de Brossard no seu Dictionaire de Musique [3][4] aborda a palavra virtuoso pela sua origem no Latim virtu enfatizando o treinamento excepcional, especialmente a parte teórica. Esta posição foi também defendida por Johann Gottfried Walther em Musicalisches Lexicon (1732), dando mais valor ao teórico do a quem executa a música. Em Der brauchbare Virtuoso [1] (1720) Johan Matthenson mantém o respeito pelo tradicional "theoretische Virtuosen" (virtuoso teórico), mas também presta tributo ao "virtuosi prattici" (virtuoso prático).
Mas a ênfase ao virtuoso teórico também foi defendida por Johann Kuhnau no seu livro O charlatão músico (Der musikalische Quack-Salber, 1700), onde ele define "músico altamente dotado" ou "virtuoso prático" como sendo nada mais do que uma pessoa com grande prática.
Mais tarde, no Século XVIII, o termo começou a ser usado para descrever o músico, instrumentista ou vocalista que seguia uma carreira à solo.

Shred:
Shred é o termo utilizado para o estilo de tocar guitarra dando ênfase à velocidade e técnica. Consiste, principalmente, no uso constante das técnicas de fast picking, legatos (hammer on/pull off), sweep picking e tapping. São usadas com o objetivo de aumentar a velocidade ao limite e tocar figuras como Semicolcheia, fusas ou até semifusas, em tempos rápidos, de 150 até mais de 240bpm. Podem ser usadas como simples exibicionismo técnico (muitas vezes por influência do violinista italiano do período romântico Niccolò Paganini) ou para adicionar partes energéticas e fortes à música.

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